sexta-feira, 16 de julho de 2021

Breves meditações do Santo Terço - Mistérios Gozosos


Especialmente para as famílias católicas


Primeiro Mistério — A anunciação do Anjo Gabriel à Santíssima Virgem Maria

 

Segundo Mistério - A visita de Nossa Senhora à Santa Isabel

Nossa Senhora, mesmo grávida, mesmo jovem, abandona tudo e vai socorrer a quem precisa dela. A Virgem nos ensina a dispor bem as prioridades: o quão horrível é quem coloca os pais no asilo porque não tem tempo, porque está buscando incessante um progresso na carreira? O quão triste é o caso dos pais que terceirizam a educação dos filhos para as creches, para as escolas, para o celular, para a TV, não porque realmente precisam trabalhar o tempo todo, mas porque são gananciosos e vivem pelo dinheiro e pelo conforto! Pessoas valem mais do que coisas, e Deus vale mais do que qualquer pessoa nesse mundo.

Terceiro Mistério - O Nascimento de Nosso Senhor Jesus

Nosso Senhor, podendo vir do modo x ou y, resolver vir como um pobre, nascendo num estábulo, numa caverna. Ele e sua família foram esquentados pelo hálito dos animais que ali viviam. Que isso nos faça perceber o quão fútil é viver pelo lucro, o quão estúpido é ter nisso a meta de vida! Nosso Deus veio como pobre, porque, então, estamos dispostos a sacrificar tudo o mais só por causa de dinheiro? 

Quarto Mistério - A apresentação de Nosso Senhor Jesus Cristo no Templo 

Hoje a gente olha para a Igreja e vê uma grande miséria, uma grande crise, uma crise de proporções tão imensas que, me parece, apenas uma intervenção direta de Cristo pode resolver. Os sacerdotes e os mestres da Lei do tempo do Cristo também eram problemáticos. Certamente isso partia o coração da Virgem e de São José muito mais do que nosso coração é partido hoje, mas isso não os fez ignorar o templo como desnecessário, ainda que o próprio Cristo fosse, no futuro, abolir o Templo com sua Nova e Eterna Aliança! Que, apesar das dificuldades, usando da Santa Prudência, não vejamos apenas a Igreja apenas como um delivery de Sacramentos. mas como realmente uma família espiritual, na medida do possível, rezando sempre pelo Papa, Vigário de Cristo na Terra.

Quinto Mistério - A perda e o reencontro de Nosso Senhor em Jerusalém

S. José e Nsa. Senhora perderam Jesus de vista fisicamente, e ficaram aflitos. Quantos de nós perdemos nossos filhos espiritualmente, para doutrinas maléficas? Que a gente possa dar bons exemplos, que a gente possa impedir a entrada de maus ensinamentos em nossos lares, que nós façamos o possível e o impossível, por forças humanas, para preservar a alma de nossos filhos! Assim, quando for chegada a hora deles discernirem a vocação, eles poderão escolher uma vida ou outra como figura de Cristo, que, saindo da meninice, foi fazer o que lhe cabia segundo a "vocação" que o Pai o havia dado desde o início dos tempos (não sei se faz sentido falar de "vocação" nesse contexto: entendam o termo de modo impróprio).





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Batismo do Senhor - 09/01/2022

Is 42,1-4,6-7 Sl 28: " Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo" At 10, 34-38 Lc 3, 15-16,21-22 Começamos com uma leitura do pr...