segunda-feira, 1 de junho de 2020

Santa Maria, Mãe da Igreja - Segunda-Feira da 9a semana do tempo comum - 01/06

Gn 3,9-15.20, Sl 86, Jo 19,25-34 

Hoje se comemora, em virtude da festa promulgada pelo Papa Francisco, o dia de "Santa Maria, mãe da Igreja", uma comemoração que, apesar de nova, pode-se chamar uma das jóias desse pontificado, dada a ligação da Santíssima Virgem com a fundação da Igreja e com o Pentecostes. A leitura hoje fala do pecado de Eva, mãe dos viventes, mãe na carne, e a maternidade da mãe na Graça, Maria, a "nova Eva", que deu o fruto de seu ventre, não tomou o fruto proibido. A Igreja foi concebida com o mandato de Cristo aos apóstolos, mas ela nasceu, de fato, com o Pentecostes. Sem o Paráclito, a Igreja é estéril, e antes Dele descer, havia apenas expectativa, mas não realização. E a Santíssima Virgem participou com o apóstolos da "primeira novena" de pentecostes, entre a Ascensão e a descida do Espírito de Deus. É ela a esposa do Espírito Santo e mãe de Jesus Cristo, que é a 2a pessoa da Santíssima Trindade. O mistério da Santíssima Virgem se une com o Mistério de Cristo, ela que foi concebida imaculada em previsão dos méritos de seu filho Jesus Cristo.

 Que nessa data possamos voltar o coração pra ela, pra Maria, pra Santíssima Virgem Maria. Ela, que foi fiel desde o princípio e que meditava tudo em seu coração. Ela, que nunca, sequer por um segundo, desagradou a Deus com seus atos. Ela, que gravida, fez uma viagem de 100 km para ajudar sua prima santa Isabel, gravida de mais de seis meses. Ela, que depois da morte de Cristo na cruz, foi, até a ressurreição, a única pessoa do mundo a guardar a fé em seu divino Filho, fé essa necessária para a salvação. Meu Senhor, dai-me essa fidelidade, dai-me, pelas mãos da Santíssima Virgem, a fidelidade que ela mostrou para convosco. Ajuda-ḿe a, inserido na Igreja e vivendo por ela, a concretizar no mundo a missão que Deus colocou diante de mim. 

 Rezo também pelo fim da pandemia e pela nossa proteção dessa doença. Que nós possamos sair incólumes dessa situação, sem cessar sequer por um momento de viver nossa vida para Vós. Livra-nos, Senhor, da morte física prematura, mas principalmente, Senhor, livrai-nos da morte eterna. Tende misericórdia de nós, Senhor, nós que somos pobres pecadores, sujos, indignos. Eu Vos amo e quero viver a vida para Vós. Ó Santíssima mãe da Igreja e minha mãe, sede meu auxílio. 

 Cor Iesu Sacratissimi, Miserere Nobis. 


  1. Hoje celebra-se a memória da Virgem Maria, Mãe da Igreja
  2. Virgem Maria, mãe da Igreja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Batismo do Senhor - 09/01/2022

Is 42,1-4,6-7 Sl 28: " Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo" At 10, 34-38 Lc 3, 15-16,21-22 Começamos com uma leitura do pr...