quarta-feira, 10 de junho de 2020

Quarta-Feira da 10ª Semana do Tempo Comum - 10/06

1Rs 18,20-39, Sl 15, Mt 5,17-19

 Na primeira leitura, vemos a disputa de Elias com os profetas de Baal, e a manifestação de Deus como o único Deus verdadeiro. Ela nos leva ao pensamento: "e se Deus se manifestasse desse modo? As pessoas não se converteriam?". Ora, o próprio povo de Israel, ainda que alguns tivessem se convertido em virtude daquele fogo que caiu do céu, logo tornou a cair na idolatria. E percebamos que a manifestação de Cristo na Igreja e tudo que foi feito por Ele por meio da mesma Igreja transcende infinitamente a grandeza de um fogo que cai do céu pra queimar um carneiro esquartejado. E as pessoas continuam infiéis. Muitas vezes achamos que todas as pessoas que se encontram afastadas de Deus são meramente ignorantes, não sabem que Ele é Deus, não sabem que suas vidas devem ser devotadas a Ele, e que se converteriam e se colocariam diante Dele se fossem convencidas. Isso é uma falsidade: a maioria das pessoas não crê porque não dá o passo da fé, porque não quer se sujeitar, porque não quer nem cogitar a possibilidade de ter que mudar de vida, ainda que a pessoa esteja triste e perdida por viver esse mesmo estilo de vida. Olhemos o coronavirus, é um castigo do céu para a conversão dos pecadores, mas a maioria não se converte, os corações estão endurecidos. A própria hierarquia age e fala de modo vago e desencarnado no que concerne a essa pandemia. Explodem revoluções e anarquias, pessoas são mortas, pessoas recebem em casa pílulas para matar seus próprios filhos no ventre. Prossegue a promiscuidade, prossegue a vileza, prossegue a inveja, as rixas, o rancor, o egoísmo, egoísmo que é a antítese mesma do amor ágape, que é o "entregar", não o tomar para si.

 Enfim, Senhor, ajuda-nos a ver Teus sinais a fim de que nos convertamos à tua Lei, acerca da qual disseste que "nenhuma vírgula passará". Ajuda-me, Senhor, a amar-Te, a fazer o que é de Tua vontade, a cumprir minhas obrigações, a ser bom e generoso, a voltar sempre meus olhos a Vós, que sois o sentido de tudo que eu faço. E tende misericórdia de nós, que estamos nesse mundo que jaz no maligno e não se importa convosco. Ajuda-nos a permanecermos fiéis até o dia de Vossa manifestação e para todo o sempre também. Não deixeis que nos desviemos Senhor, e perdoai nossas faltas!

 Elias Enfrenta os Sacerdotes de Baal
Elias enfrenta os sacerdotes de Baal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Batismo do Senhor - 09/01/2022

Is 42,1-4,6-7 Sl 28: " Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo" At 10, 34-38 Lc 3, 15-16,21-22 Começamos com uma leitura do pr...