sexta-feira, 5 de junho de 2020

Sexta-Feira da 9a Semana do Tempo Comum - 05/06

2Tm 3,10-17, SI 118, Mc 12,35-37


 Hoje é dia de São Bonifácio, apóstolo dos Germânicos. A figura dele nos faz lembrar da figura de outros grandes santos que foram considerados os apóstolos dos lugares "x" e "y": São Patrício, apóstolo da Irlanda, São Cirilo, o propagador do cristianismo entre os eslavos, São José de Anchieta, apóstolo do Brasil, e por aí vai. Em geral, não são os grandes projetos políticos que convertem a população, são os grandes pregadores, os grandes santos, que derramam seu sangue e doam sua vida para levar as pessoas a verdade, a única Verdade, que é o próprio Cristo anunciado na Santa Igreja.

 É essa seiva que brota da grande Videira, de Cristo Jesus, que vivifica e fortifica àqueles que se dedicam, que são chamados a tal missão. É essa mesma seiva que vivifica, que deve vivificar a missão de cada um de nós, que, com ajuda ou não, cabe a nós discernir qual é, de joelhos diante de Deus. É a esse Deus que nos deu a vida, que veio em pessoa, dando-nos infinitamente mais do que havia prometido, sendo muito mais que um mero "filho de Davi", que devemos doar a nossa vida, nossas forças. Como falhamos nisso! Como dizemos constantemente mentiras pra nós mesmos, de modo a arrumar pretextos para nos desviarmos do caminho! Como constantemente buscamos alguma realização fora do projeto de Jesus, fora de um projeto de vida que esteja integrado num plano para pregar o Nome Dele para todas as gentes! São Paulo diz que a Sagrada Escritura é útil para ensinar e esclarecer o sentido da salvação. Isso ocorre porque ela aponta pra Cristo, e, se lida no Espírito da Igreja, que é o Espírito Santo, a nossa própria vida ganha um sentido salvífico, um sentido que se une a vida de Cristo e se torna assim um sentido pleno. Ajuda-me, ó Senhor, a permanecer fiel ao projeto de Deus para minha vida. Ajuda-me a ser generoso, ajuda-me a ser constante, ajuda-me a ser calmo e paciente, mas, acima de tudo, ajuda-me a fazer tudo isso por amor, doando minha vida a Vós como doaram os apóstolos das gentes todas. Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

 Logos Theon: Bonifácio, o homem que desafiou Thor
São Bonifácio destruindo a árvore de Thor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Batismo do Senhor - 09/01/2022

Is 42,1-4,6-7 Sl 28: " Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo" At 10, 34-38 Lc 3, 15-16,21-22 Começamos com uma leitura do pr...