segunda-feira, 22 de junho de 2020

Segunda-Feira da 12ª Semana do Tempo Comum - 22/06

2Rs 17,5-8.13-15a.18, Sl 59, Mt 7,1-5

  A mensagem da liturgia de hoje é bem direta: Deus puniu o seu povo pela sua idolatria, deportando-os para a Assíria (estamos falando do povo de Israel, não de Judá). Depois, lemos o Evangelho onde Jesus diz o clássico "não julgueis pra não serdes julgados, com a medida com que medirdes etc", o que nos relembra que a nossa posição diante da apostasia não deve ser a atitude de um revoltado, que sai anatemizando e condenando as pessoas, que muitas vezes estão desviadas porque nem sequer sabem mais qual é o verdadeiro caminho. Claro, devemos pregar a verdade, mas principalmente, procurar vivê-la até as última consequências. A mensagem do Evangelho não vem na direção, como dizem alguns progressistas, de impedir que uma pessoa veja o mal moral, mas sim que, em primeiro lugar, esse mal moral deve ser extirpado da nossa vida. Desse modo, chegamos a essa verdade aparentemente dura, mas que é verdadeiríssima: não há verdadeiro apostolado sem oração, e mais, não há agrado a Deus se não há oração. É pela oração que falamos com Deus, e é nela que Ele nos mostra o que de mau há em nós. E assim poderemos viver num caminho de salvação, ainda que sobre o povo se abata a deportação para "terras estrangeiras", como vem ocorrendo de modo gradual nessa nossa sociedade pós-cristã.

 Meu Deus, libertai meu coração das amarras do egoísmo. Ajudai-me a tratar melhor minha filhinha, tadinha, que ando tratando com tanta impaciência nos últimos tempos, utilizando o "vou ver se ficar bravo dá certo" como desculpa. Ajudai-me a fazer o que minha esposa pede com boa vontade, não com má vontade. Ajudai-me a ter mais dedicação no trabalho e também na vida intelectual, que é, junto com a Vossa amizade, a peça mais fundamental no contexto do meu plano de vida de longo prazo, um plano que deve agradar o Senhor. Ajuda-me, enfim, a submeter tudo que há em minha vida a Vós, pois Vosso jugo é suave e Vosso fardo é leve. Só em Vós eu posso encontrar alegria verdadeiramente. Quero, Senhor, seu teu escravo, teu amigo. Ajuda-me a ter-Vos sempre diante de meus olhos, a fim de que assim eu possa Vos ter como critério em cada decisão que tomo. Tende misericórdia Senhor.

 Assyrian Deportation and Resettlement: The Story of Samaria ...
O povo de Israel é deportado para a Assíria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Batismo do Senhor - 09/01/2022

Is 42,1-4,6-7 Sl 28: " Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo" At 10, 34-38 Lc 3, 15-16,21-22 Começamos com uma leitura do pr...