terça-feira, 16 de junho de 2020

Terça-Feira da 11ª Semana do Tempo Comum - 16/06

1Rs 21,17-29, Sl 50, Mt 5,43-48


 Hoje é a aniversário de um ano da minha "primogênita" Marie, e essa data se dá num contexto no qual, novamente, eu me sinto um tanto quanto perdido a respeito do que eu estou fazendo de minha vida. A liturgia de hoje é uma liturgia penitencial, que tem, de certo modo, a conversão dos inimigos como tema principal. Na primeira leitura, Elias promete castigos terrível a Acab e Jezabel. Acab, percebendo a sua culpa, se vestiu de pano de saco e cilício e fez penitência. O Salmo de hoje é o Salmo 50, o Salmo penitencial por excelência, que antigamente era rezado por alguns como "ato de contrição" antes de se confessar (eis um hábito salutar). No Evangelho, Cristo nos exorta a rezar pelos nossos inimigos, desejando pra eles o bem, para que assim possamos nos tornar "filhos do Pai que faz nascer o sol sobre bons e maus". 

 As vezes até os amigos e os amados são objetos de nossa ira, de nosso mau-trato. É claro que a mensagem de Cristo tem um significado literal, mas por vezes, como ensina o Padre Paulo Ricardo, o inimigo "is around the corner", é a sua esposa que está com a cara estranha, é a sua filha que não para de subir na cadeira e de encher seu saco, rasgando suas folhas. E, hoje, no aniversário da pequena, tal mensagem é muito pertinente, pois eu as vezes não a trato com o amor que lhe é devido. Onde está o exemplo de calma e mansidão, se eu grito com ela com ela faz arte ou quando ela própria está gritando a revelia? E isso se estende também a Dani, a qual eu trato pior quando ela já está chateada, ou seja, quando ela mais precisa de meus cuidados! É curioso, mas só é possível amar os "inimigos" de ocasião se o amor a Deus se encontra pra além dessa necessidade de buscar aprovação humana, se a vontade de agradar a Deus sendo pacífico e bom for pra além daquela "auto-consideração" que nos leva a achar que os outros nos devem algum retribuição e que as crianças nos "devem" bom comportamento naturalmente, sendo elas também marcadas com o pecado original! É nesse tolerar com amor e calma que eu poderia exercer, verdadeiramente, a caridade cristã nesse contexto. 

 Mas eu sou mau, Senhor, e fui mau. Judiei daquelas pessoas a quem amo, quando elas se apresentam como "inimigas". Tende misericórdia de mim, pois pequei, mas reerguei-me, para que eu possa agir de modo santo. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Santa Teresinha do Menino Jesus, intercessora dos missionários
Foi no dia de hoje que nasceu a minha filha Marie Therese, mesmo nome de batismo de Santa Teresinha do Menino Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Batismo do Senhor - 09/01/2022

Is 42,1-4,6-7 Sl 28: " Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo" At 10, 34-38 Lc 3, 15-16,21-22 Começamos com uma leitura do pr...