sexta-feira, 19 de junho de 2020

Solenidade do Sagrado Coração de Jesus - 19/06


Dt 7,6-11, Sl 102, 1Jo 4,7-16, Mt 11,25-30
 Hoje celebramos o Sagrado Coração de Jesus. Deus, perfeita unidade na Trindade, sem confusão de pessoas, sem separação da essência, que é uma só, a Divina. Esse Deus é "Amor", como diz São João Evangelista, e ele o é por "essência". Deus é o "existente" por "essência", é o "ser" por "essência", e "ser" é "doar-se" como diria Xavier Zubiri, e "doar-se" é propriamente o que é o amor. Ora, dado que Deus existe necessariamente, e dado que Ele é amor, e sabendo que pra haver amor é necessário haver doação, é necessário que Deus seja não "uma" pessoa, mas "várias", no caso três, o sabemos pela fé. Como Deus poderia amar desde a eternidade se Ele vivesse numa eterna solidão? Deus, depois disso, doa um ser "participado", criando coisas do nada. Nós fazemos parte da criação. Não temos o ser de Deus, senão que participamos desse Ser. Ora, nós, livremente, "naufragamos", colocando-nos contra Nosso Senhor. O homem se tornou inimigo de seu fundamento, o que é uma grande desgraça. Como pode o homem viver de acordo com sua "causa final" se ele é inimigo dela? Deus doou do nada um ser participado à criação, amorosamente, e a nossa resposta foi de desprezo. É uma ofensa infinita, pois ofende Aquele que tem dignidade infinita. Alguns homens se arrependeram, mas não era possível fazer nada a não ser implorar a misericórdia. E a "misericórdia" veio ao mundo, a Segunda Pessoa da Trindade se encarnou, e se fez homem como nós, para doar sua vida e padecer das mazelas do sofrimento e da morte, por amor, a fim de usar o instrumento humano como ferramenta da salvação do próprio gênero humano. Jesus, que é Deus e homem, amou como homem a Deus como Deus merece ser amado pelos homens, e com isso, amou a nós também como nós devemos amar uns aos outros. Ele nos amou de modo perfeito com um "coração humano". É propriamente esse coração que adoramos fervorosamente nessa solenidade de hoje. É o coração de Cristo, um coração humano que ama a Deus como Ele merece, e que ama aos homens como nós homens devemos amar uns aos outros. Um coração humano fez isso, e é ter um coração assim que é a nossa meta, no fim das contas! Pela graça, pela oração, pela frequência nos sacramentos, pela busca da santidade, pela penitência que nos faz vencer as más inclinações e nos coloca diante de Deus... tudo isso, na humildade de se colocar diante do Senhor, é instrumento para que Deus transforme a nossa vida, e transforme esse nosso coração de pedra num coração de carne que ama a Deus verdadeiramente, como foi o coração de Nosso Senhor Jesus Cristo.

 Que no dia de hoje possamos adorar verdadeiramente esse Sagrado Coração, que, no final das contas, nos mostra o grandiosíssimo esplendor de amor que Deus deseja que nós vivamos, não passivamente, simplesmente "sendo amados", mas ativamente, respondendo o amor desse Deus que nos amou por primeiro e que deseja que nós O amemos e amemo-nos uns aos outros. O Senhor quer que sejamos santos, e justamente, ter um coração semelhante ao de Cristo é uma definição de santidade. Coragem! O caminho é árduo, mas Deus prometeu que ajudaria a carregar o fardo d'aqueles que se mantiverem fiéis a Ele. Ajudai-nos, Senhor, a permanecer fiéis a Vós. 

 Sagrado Coração de Jesus, venha a nós o Vosso Reino.

 A imagem pode conter: 1 pessoa
Deus amou tanto o mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Batismo do Senhor - 09/01/2022

Is 42,1-4,6-7 Sl 28: " Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo" At 10, 34-38 Lc 3, 15-16,21-22 Começamos com uma leitura do pr...