sábado, 6 de junho de 2020

Sábado da 9ª Semana do Tempo Comum

2Tm 4,1-8, SI 70, Mc 12,38-44 


 Na primeira leitura, São Paulo exorta Timóteo a seguir pregando o Evangelho, com "insistência" e até "importunamente". Ele também diz que a heresia será mais agradável aos ouvidos do que a Verdade. Por fim, ele recita a famosa passagem: "completei a corrida, guardei a fé...". A Verdade do Evangelho, a fé católica, em sua inteireza, na sua organicidade, precisa ser pregada veementemente. Não se pode, nem para evitar um mal maior ou coisa do tipo, "comer" um pedaço da fé para estar em plena concordância com outro grupo (que, por sinal, não faria o mesmo contigo!). A fé deve ser pregada em sua inteireza e crida em sua inteireza, e o pregar na inteireza não só pressupõe o crer na inteireza, mas também fortalece tal propósito. Quem não vive o que prega acaba pregando o que vive, mas eu vou além e digo, quem não prega o que crê acaba não crendo mais no que não prega. Esse modo de "pregar", obviamente, será diferente se você é um bispo ou uma dona de casa. Essa pregação não é explicitamente bater de porta em porta ou ensinar multidões. É simplesmente tratar de modo inegociável esses propósitos e viver de acordo com eles até as últimas consequências. E isso não só é necessário para crescer na fé: é também fonte de alegria! Esses dias eu li um artigo que associava <7h de sono noturno com uma baixa espetacular na imunidade, assim como <92% de eficiência no sono. O que eu fiz? Passei a relutar e "negociar" meu propósito de acordar cedinho para meditar, para estudar, sendo que sei que esse meditar a liturgia e esse estudo intelectual são de certo modo a realização mais plena já aqui do que quero viver na minha vida futura e na Eternidade! Ainda que isso faça mal pra minha saúde física, o que não creio, pois quando acordo animado acordo disposto, e isso se dá sempre que durmo cedo, ainda valeria a pena. "Aquele que quiser se salvar, perde-se-a , e aquele que entregar a sua vida por amor a mim, esse se salvará". 

No Evangelho, Cristo fala da hipocrisia dos fariseus e da viúva que deu tudo o que tinha pro tempo, jogando moedinhas na caixinha de dinheiro. É isso que Deus olha, o tamanho de nossa entrega. Ajuda-nos, Senhor, a nos doar sem reservas. Ajuda-nos a poder dizer no fim de nossos dias, como disse São Paulo, que "combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé". A fé na sua inteireza, com sua vivência até as últimas consequências. São Norberto, rogai por nós. 

 Rembrandt van Rijn (The Apostle Paul in prison) - Staatsgalerie ...
São Paulo na prisão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Batismo do Senhor - 09/01/2022

Is 42,1-4,6-7 Sl 28: " Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo" At 10, 34-38 Lc 3, 15-16,21-22 Começamos com uma leitura do pr...