quinta-feira, 4 de junho de 2020

Quinta-Feira da 9ª Semana do Tempo Comum - 04/07

2Tm 2,8-15, Sl 24, Mc 12,28b-34

 Na primeira leitura, São Paulo exorta, dentre outras coisas, a ficarmos fiéis a Cristo, pois se formos encontrados fieis no dia da ira, não nos perderemos, senão que nos salvaremos. Ora, uma frase desse texto é interessante: "se formos infiéis, Deus permanecerá fiel, pois Ele não pode negar a si mesmo". Vivemos muitas vezes buscando aprovação humana, mas a Verdade é que, de algum modo, agradar a Deus é mais fácil que agradar aos homens, porque Deus é imutável, o que é bom diante Dele sempre é bom (claro, desde que o homem, agindo pela prudência e pela lei da caridade, consiga tirar dos princípios dados por aquilo que Deus ensina pela Igreja um modo de se agir nas situações particulares), mas os homens, instáveis e inconstantes como são, um dia se agradam com uma coisa, outra dia se agradam com outra, sem um princípio que torne isso tão claro. No Evangelho, Jesus Cristo diz quais são os mandamentos mais importantes, e o mestre da Lei concorda com Ele. 

 Isso nos leva a ter esperança. Deus não nos pede que façamos algo desconhecido ou obscuro, Ele nos pede que nós O amemos, manifestemos a sua Glória e amemos os nossos próximos, cuidando deles e levando a Eles a boa-nova do Evangelho. No final das contas, todos os mandamentos se desdobram destes dois. É absurdo o entendimento da fé que tem aqueles que, dizendo ter ouvido um chamado divino, cometem atrocidades, chegando a matar inocentes em virtude da suposta voz de "deus" na cabeça. Deus é constante, e sabemos por onde devemos caminhar. Ajuda-nos, Senhor, então, a ordenar nossa vida a essa constância. Que a bagunça nos deixe, que a ordem tome conta. Que a dissipação seja deixada de lado e a dedicação se faça presente. Que uma vida que vai pra lá a para cá tal como biruta exposta ao vento possa se converter em constância, em propósito, em, enfim, direcionamento, direcionamento com relação a um fim, e esse fim é realizar a Vontade de Deus, ama-Lo, adora-Lo e levar sua mensagem de Salvação a todos os homens, a fim de que, no findar de nossa vida, sejamos, como exorta São Paulo, encontrados fieis a Jesus Cristo. 

 Cor Iesu Sacratissimum, Miserere Nobis

 The Shema Israel prayer in Hebrew with translation. #prayer ...
Ouve, Israel! Amarás o Senhor teu Deus com todas as suas forças! E só se pode ama-Lo por Jesus Cristo na Santa Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Batismo do Senhor - 09/01/2022

Is 42,1-4,6-7 Sl 28: " Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo" At 10, 34-38 Lc 3, 15-16,21-22 Começamos com uma leitura do pr...