Zc 2, 14-17 ; Lc 1, 46-44 ; Mt 12, 46-50
Nossa Senhora do Carmo
Dia de Nossa Senhora do Monte Carmelo. Os carmelitas, ordem que começou com um eremitério na gruta do Monte Carmelo, onde Santo Elias passou parte de sua vida, percebem algo magnífico: a alma interior, santa, é o jardim das Delícias de Deus. Deus habita, por meio de nossa participação na filiação divina pelo batismo, no íntimo de nossa alma. O mais belo desses jardins há de ter sido o jardim da alma da Santíssima Virgem Maria, cujos méritos são maiores que os méritos de todos os anjos e santos do céu ''somados''. Que alma pura e santa, que alma agraciada, que alma do agrado de Deus! Deus nela morou em carne, na pessoa divina de Nosso Senhor Jesus Cristo, e o Espírito Santo caminhou, como Esposo, no coração da Virgem, por todos os dias da vida dela. É essa obra prima, essa criatura superabundantemente amante de Deus que celebramos hoje.
Ora, essa Virgem não saiu por aí a pregar, a fazer milagres, a entrar em vigorosas disputatios com os judeus incrédulos e com os gentios. Ela disse ''sim'' a Deus e viveu uma vida aparentemente (e apenas aparentemente) comum e escondida. Mas ela agradeu a Deus mais que todos os anjos e santos juntos! Agradou mais que os grandes papas, mais do que os doze apóstolos! E ela fez isso não pragando, mas lavando fraldas, costurando roupas e cozinhando humildades receitas para alimentar o Padroeiro da Igreja universal e o próprio Deus feito carne! Ela agradou a Deus porque viveu isso, humilíssima, com o coração sempre voltado ao Senhor, esse hóspede tão precioso de nossas almas.
Que hoje tenhamos isso em mente. O próprio Cristo viveu trinta anos escondido, trabalhando e rezando como um homem comum, ao menos exteriormente. Isso é um sinal. Um dia eu precisarei pregar com os lábios, mas agora devo ''pregar'' vivendo uma vida, envolvido em minhas ocupações cotidianas, mas ancorado no Senhor Jesus, reclinado em Seu peito, servindo ao hóspede de nossa alma que é Nosso Senhor e nosso amigo. Santa Virgem do Carmo, ora pro nóbis.
Nossa Senhora do Carmo