domingo, 5 de julho de 2020

14º Domingo do Tempo Comum - 05/07

Zc 9,9-10, Sl 144, Rm 8,9.11-13, Mt 11,25-30 

 Na primeira leitura, Zacarias faz um anuncio, antes da primeira vinda, da segunda vinda de Cristo, onde Ele vai criar "novos céus e nova terra". Na segunda, São Paulo fala de que devemos, agora que fomos vivificados pelo Espírito, viver conforme esse mesmo Espírito, não segundo a carne. No Evangelho, Cristo diz que apenas por Ele se pode conhecer o Pai, e que seu jugo é suave e seu fardo é leve, o fardo dele que é "manso e humilde de coração". 

 Tememos, muitas vezes, a Segunda Vinda, a Parúsia. Tememos dizer "Maranatha", "vinde, Senhor Jesus". Isso se dá porque, muitas vezes, vivemos segundo a carne, não segundo o espírito. Não é que vivamos no pecado, chafurdando no lamaçal do vício e da infidelidade. Mas a nossa própria vida, ainda que esteja repleta de atos que não são maus em si, as vezes é vivida sem rumo. Queremos controlar o futuro, queremos garantir com 100% de certeza que nossos planos darão certo, enfim, queremos, as vezes, fazer as coisas com uma certeza que não é possível ter nesse mundo. A certeza que temos é que Deus nos ama e Ele quer nos salvar. Ele vai fazer o possível para tal, por vezes frustrando aquilo que planejamos. Viver segundo o Espírito não é "não planejar", não é deixar de pedir coisas pra Deus, mas é falar de coração: "se possível, afastai de mim esse cálice, mas que seja feita a Tua Vontade, não a minha". Deus sabe o que é o melhor pra gente!

Entendendo isso, podemos nos colocar diante de Jesus, sabendo que Ele é manso e humilde de coração. Ele é manso, pois, sendo Deus, e sendo nós outrora seus inimigos, cuidou de nós e morreu por nós na cruz. Ele é humilde porque se humilhou por amor a nós, morrendo uma morte de bandido. Se entregarmos nosso fardo a Jesus, Ele nos fará viver como os "lírios do campo": não de modo imprudente, mas de modo tal que percebamos que a vida não sairá sempre de acordo com nossos planos. Deus quer nos fazer santos, e Ele o fará do melhor modo possível. Devemos, então, viver cada dia totalmente pra Deus, elevando os olhos pra Ele em oração, buscando trabalhar escrupulosamente, buscando aceitar com paciência as provações que aparecem, buscando, enfim, uma vida santa e sem mancha, percebendo os desígnios de Deus para nossa santificação em tudo o que acontece.


Fazendo isso, viveremos segundo o Espírito. Vivendo segundo o Espírito, não teremos medo, mas sim esperança, diante da Parusia. Senhor, é uma vergonha eu, sendo Cristão, vos temer. Eu vos amo, mas meu temor parece maior que meu amor! Ajuda-me a entender que Vós sois um Deus de amor e perdão, que está aqui para nos ajudar, para nos purificar, para nos tornar mais parecidos convosco! Ajuda-me, Senhor, a viver conforme o Espírito, e não conforme a carne. Ajuda-me, enfim, a dizer com o coração cheio de esperança: Vinde, Senhor Jesus. 

 Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Zechariah (Hebrew prophet) - Wikipedia
Profeta Zacarias


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Batismo do Senhor - 09/01/2022

Is 42,1-4,6-7 Sl 28: " Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo" At 10, 34-38 Lc 3, 15-16,21-22 Começamos com uma leitura do pr...