segunda-feira, 6 de julho de 2020

14ª Semana do Tempo Comum - Segunda-Feira - 06/07



Os 2,16.17b-18.21-22, Sl 144, Mt 9,18-26
 Hoje, comemoramos o dia de Santa Maria Goretti, virgem e mártir. A homilia do Pe. Paulo Ricardo veio me lembrar, me alertar, para uma virtude que em nós brasileiros é vista como quase inacessível ou até indesejável, a pureza. O que é a pureza? A pureza consiste em ver as coisas tais como as vê uma criança, sem aquela carga sexual que é tão característica de nós como povo. Eu percebo isso em mim: eu (creio) que não cometo pecados mortais de natureza sexual, mas é muito claro que essa malícia está em mim. Sempre estou a recordar incidentes e "causos" de natureza sexual que me foram narrados, rindo e até falando deles, como piada, publicamente. As vezes faço comentários de duplo sentido (embora isso seja meio raro hoje em dia). As vezes me pego falando palavras fortes só pra chocar. É interessante que até os pagãos, impuros por natureza, acham a pureza algo belo, vendo com uma certa nostalgia desesperançada a vida de uma pessoa que demonstra em seus atos a pureza própria de uma criancinha. Daí eu paro e percebo o quanto estou longe dessa pureza da qual Jesus fala no sermão da montanha: bem aventurados os puros de coração! Ajudai-me, Senhor, a ser puro de coração, a fim de que essa minha carne receba vida nova, assim como recebeu a vida de Jairo, mas não a "mesma" vida carnal, mas uma vida na graça, onde vivo segundo o Espírito, não segundo a carne. Desse modo, poderei "desposar-me" de Jesus Cristo na Glória eterna, em companhia de toda a igreja, sem ter dificuldade com tal metáfora matrimonial, pois aí serei puro e entenderei plenamente o que tudo isso significa.

 Ajuda-me, Senhor, a ser puro de coração, vigiando-me e recorrendo a Virgem, mãe da pureza, a cada tendência a pecar contra tal virtude. Louvado seja Nosso Senhor, Jesus Cristo.

 Padroeira - Escola Santa Maria Goretti
Santa Maria Goretti, ora pro nóbis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Batismo do Senhor - 09/01/2022

Is 42,1-4,6-7 Sl 28: " Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo" At 10, 34-38 Lc 3, 15-16,21-22 Começamos com uma leitura do pr...