quinta-feira, 2 de julho de 2020

Quinta-Feira da 13ª Semana do Tempo Comum - 02/07

Am 7,10-17, Sl 18, Mt 9,1-8 

 Consistência e perseverança não são o meu forte. Estou a dias sem meditar a palavra do Senhor. Passei tantos dias a planejar e planejar meu futuro, a buscar um sentido pra minha profissão, ou seja, para a pesquisa em física, e simplesmente desanimei, deixei de perseverar na meditação da Palavra de Deus, deixei de perseverar no estudo da doutrina do Doutor Angélico, que coloca ordem na mente, enfim, desisti de ir a missa, porque me cansei de acordar cedo e sair no frio para não poder comungar, enfim, desisti de muita coisa, dei um "halt" na minha vida cotidiana, e agora coloco tudo em questão para poder construir uma vida conforme ao Senhor.

 Nessa liturgia de hoje, Amós ensina a não ter respeito humano, e anunciar aquilo que Deus espera de nós. O que devemos anunciar? Que Jesus Cristo, que se dá a conhecer pela Sua Igreja, Jesus, que é o Deus encarnado, é a única esperança que o homem pode ter. Esse anuncio, essa "apostolado", não se faz com forças humanas: é o próprio Deus que tem que agir por meio de nós, sendo nós continuamente purificados por Ele, a fim de que sejamos uma ferramenta mais perfeita, menos resistente aos desígnios de Deus. Estou lendo o livro chamado "A Alma de Todo Apostolado", e a mensagem principal, até onde entendi, é de que ninguém é apóstolo sem ter profunda vida interior. É um livro "anti-ativismo cego"! E pra quem eu devo pregar o Evangelho? Como devo fazer isso? São Josemaria Escrivá, na esteira de Ortega y Gasset, vem explicar que é onde "estamos". Deus, em sua infinita misericórdia, me jogou no meio dos físicos como uma ovelha em meio aos lobos. Claro, não sou ovelha, nem tampouco os físicos são lobos, mas a verdade é que é um meio onde o materialismo filosófico é a "filosofia oficial", por assim dizer. Os físicos estão presos em uma heresia muitíssimo peculiar, que é a heresia na qual caem, normalmente, todos aqueles que tem uma mente com aptidão para as ciências naturais e a matemática. Será que não é por isso que Deus me jogou ali ? Não é uma baita missão, ser uma voz que "clama do deserto" de Deus que é o meio da física? Claro que não sou o único, mas não é incomum que jovens percam a fé literalmente por falta de referências! Se uma alma puder ser salva por existir naquele local um físico que vive sua fé católica, não do um modo fideísta, mas coerente com a razão e fiel em tudo na fé de sempre, então já terá valido a pena! Eu nunca posso me esquecer disso.

 Isso vale também pros outros âmbitos, não só pro profissional. Devo evangelizar meus filhos, minha esposa, meus familiares. Devo pregar o Evangelho com palavras, mas principalmente com ações, ações que se fundem na caridade, o amor que vem de Deus e que se espalha dentre os homens pelo dom de cada um que foi tocado por Ele. Ajuda-me, então, Senhor, a apostar todas as minhas fichas nessa missão que eu pareço ter visto. A filosofia está aí ainda, a vida intelectual está aí ainda, a vida de oração continua se fazendo presente, mas agora me foi mostrado como exatamente eu viverei isso nessa vida na qual estou inserido agora e na qual me inserirei se eu continuar em frente! É isso. Peço perdão pelos meus pecados, meu Deus, e vos peço a graça de que Vós me façais, ainda que seja a pauladas, digno de tão pequena-grande missão, pequena porque não é nada perto da missão de alguns, grande porque, sem a Vossa graça, é impossível que eu a coloque em prática. Louvado Seja o Vosso Santo nome para sempre.

Lágrimas por Tua Causa: O Profeta Amós e os pobres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Batismo do Senhor - 09/01/2022

Is 42,1-4,6-7 Sl 28: " Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo" At 10, 34-38 Lc 3, 15-16,21-22 Começamos com uma leitura do pr...