quarta-feira, 6 de maio de 2020

Quarta-Feira da Quarta Semana de Páscoa - 06/05


At 12,24-13,5a, Sl 66 , Jo 12,44-50

 No dia de hoje, o Evangelho trata da realidade de que Jesus vem como luz, que revela o Pai na sua intimidade para quem ouve suas palavras. Um trecho me chamou a atenção: ele diz que não vem para "julgar", senão que para "salvar". Como entender isso? A coisa é que, por natureza (decaída), já estamos todos destinados ao inferno. Se não ouvirmos a Deus por meio das palavras de Cristo, repetidas pela Igreja, não é que Jesus nos punirá por isso, é que continuaremos nos afogando. Cristo é o navio de resgate: se nos recusarmos a subir no navio para permanecer agarrados em uma tábua, em algum momento pereceremos. Desse modo, percebemos que, se vivermos sem Cristo, nossa vida é a vida de um náufrago sem esperança, e só sua palavra, que nos revela o Pai, é que nos conduz ao navio de resgate. 

 Ora, não se ouve e se bota em prática a palavra de Cristo apenas com os ouvidos. O que Cristo pede é exigente, não por que seja absurdo, mas por que é nossa natureza decaída "não faz o bem que quer e faz o mal que não quer". Precisamos rejeitar o pecado com todas as nossas forças (sempre, sempre, sempre!), preferindo sofrer a cometer um pecado venial, preferindo morrer a cometer um pecado mortal. Mais idealmente, deveríamos preferir a morte física que cometer qualquer tipo de pecado! Obviamente isso não é humanamente possível, mas Cristo vem em nosso auxílio e, fortalecendo nosso organismo espiritual recebido no Batismo, pouco a pouco percebemos e conseguimos viver de modo coerente com a percepção da gravidade do pecado, do quanto isso ofende a Deus e o quanto devemos ama-Lo, pois Ele nos amou por primeiro e de modo grandioso. 
 Mas como vem Cristo em nosso auxílio? Precisamos pedir. Precisamos nos colocar num estágio constante de vigilância, precisamos rezar, pedindo sempre para Cristo nos purificar e nos conduzir a Sua Vontade. Precisamos, sobretudo, receber com piedade os sacramentos, nos arrependendo verdadeiramente nas confissões, buscando um ato perfeito de contrição, assim como devemos buscar com grande frequência a Santa Eucaristia, alimento dos pobres e dos fracos, "panem nostrum quotidianum" que alimenta nossa alma de modo que possamos viver de modo mais condizente com o Pai, não com o mundo.

 Gostaria de agradecer a Deus pela oportunidade que Ele nos anda dando, por meio de causas segundas várias (Pe. Aldo, nosso amigo Osmar, pessoal dos Arautos do Evangelho, Paróquia Nsa. de Fátima & Padre Jonas, Paróquia S. Sebastião & Padre Alcides), a possibilidade de receber os sacramentos e assistir a Santa Missa. Que o Senhor os abençoe muito e conduza cada um a santidade, que é contemplar-Vos face a face. 

 Ajuda-me, Senhor, a permanecer fiel a Vós. Iluminai meus caminhos, afastai-me do pecado e tornai meu coração tão puro quanto branca é a neve. Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo.


 63 Best Light of the World images in 2020 | Light of the world ...
Cristo, Luz do mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Batismo do Senhor - 09/01/2022

Is 42,1-4,6-7 Sl 28: " Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo" At 10, 34-38 Lc 3, 15-16,21-22 Começamos com uma leitura do pr...