At 6,1-7, Sl 32, 1Pd 2,4-9, Jo 14,1-12
Na primeira leitura, é narrada a instituição do diaconato. Os bispos, pregadores da palavra, portadores do múnus de ensinar a todas as nações a Verdade, perceberam com clareza que a Igreja é um corpo e cada faz sua parte. Foi aí instituído o diaconado, para que estes, como "representantes" da Igreja, como membros vivos da mesma, pudessem fazer as obras de misericórdia corporais, em especial alimentar e cuidar das pobres viúvas. Deus sempre tem um missão pra nós, mas essa missão é a nossa, não dos outros. Devemos discernir o que nós poderemos fazer pra edificar o Reino de Deus. Mas que isso não se confunda com um certo "carreirismo", que julga que ser um profissional "humano" e bem sucedido é realizar a Vontade de Deus pra sua vida. Isso não é apostolado: apostolado é pregar o Cristo crucificado. Todos temos esse dever, e ser um "cristão anônimo" não basta para tal. É preciso que sejamos explicitamente católicos. Ajuda-nos, Senhor, a discernir essa nossa vocação! Eu acho que discerni o meu tipo de apostolado, quem sabe?
Na segunda leitura, São Pedro nos exorta a acolher a Palavra de Deus, a Revelação que veio com Cristo. Quem não a acolher, tropeçará nessa que é a "pedra que os pedreiros rejeitaram". Tropeçará porque, sem Cristo, estamos naufragados, já estamos condenados. Ele veio pra salvar. Quem se recusar a agarrar a boia, esse morrerá afogado. Que não nos recusemos a agarrar a boia! Misericórdia, Senhor, fortalecei nossa vontade!
O Evangelho é um compilado do que foi lido na semana. Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por Ele. Quem o viu, viu o Pai. Está em Cristo, está na Revelação e se manifesta na Igreja a face do Deus que tudo criou e que tudo redimiu. É lá. É na fé que se encontra o sentido de tudo, o sentido de nossa vida, o norte de nossa existência, o fim para o qual tudo o que fazemos deve tender. Está lá. Precisamos saber mais que isso? Porque temos medo? Porque somos tão medrosos? Acaso ainda não temos fé? Porque somos tão instáveis? Porque buscamos a Deus menos que deveríamos? É na Igreja, em Cristo, que tudo se responde, que tudo é solucionado, que tudo ganha sentido, que a nossa vida ganha um norte. Ó, Deus, que a nossa vida seja um constante relembrar dessa realidade. Ajuda-nos a vigiar em Vós, para que não caiamos na tentação de Vos trocar por qualquer outra coisa, porque só Vós sois perene, o resto passa, o resto se corrompe. Ajuda-me a vigiar Senhor. Ajuda-me a ser santo. Ajuda-me a viver a minha vida em Cristo, fazendo sempre a Sua Vontade. Louvado seja o Vosso Santo Nome para todo o sempre.
Peço, por fim, a intercessão da Santíssima Virgem, para que ela possa iluminar meus caminhos e também abençoar todas as mães. Em especial, peço que a Dani, minha esposa, possa encher-se de ânimo e caminhar com vigor na direção de Cristo, sem cessar, ainda que tropece, como todos nós tropeçamos.
Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
Christus Vincit, Christus Regnat, Christus Imperat
Nenhum comentário:
Postar um comentário