domingo, 24 de maio de 2020

Domingo da Ascensão do Senhor - 24/05

At 1,1-11, Sl 46, Ef 1,17-23, Mt 28,16-20 

 Hoje é o Domingo da Ascensão, e todas as leituras, obviamente, são voltadas a esse fato. Os anjos disseram aos apóstolos: "galileus, porque ficais aí olhando para os céus?". Temos muito essa tendência. Buscamos uma palavra de Vida Eterna que guie cada passo de nossas vidas, mas por vezes mais buscamos que vivemos, guardando tudo em nossa mente sem aplicar em nossas vidas. Cristo diz no Evangelho que está conosco todos os dias, até o fim dos tempos. Cristo se encontra em todos os sacrários do mundo, e se entrega em sacrifício por nós e por muitos em cada Santa Missa que é celebrada. Nós, no fundo, temos preguiça de amar Jesus, e nos conformamos com um seguimento Dele que é mero "não-pecar". Imagine só o que seria feito dos apóstolos se eles simplesmente quisessem "não pecar"? A omissão já é, em si, um pecado,  pois Deus tem um chamado a cada um de nós ao qual devemos corresponder. Não basta ficar olhando pros céus apenas, devemos ir e fazer. Não adianta ler que se deve rezar e depois ficar olhando pro céu (ou pro notebook, o que é bem pior e mais verossímil) ; devemos rezar! Não adianta ler que se deve buscar Jesus Cristo, amando-O acima de tudo e querendo sua companhia ; devemos busca-Lo! Não adianta perceber qual é a nossa vocação para não cumpri-la ; devemos cumpri-la! Não adianta saber que ser preguiçoso é mau e depois ficar mirando o notebook ; devemos lutar contra a preguiça! Não adianta, em suma, saber que devemos amar a Jesus e entregar nossa vida para a maior glória Dele e para a salvação das almas e depois ficar olhando pra cima ; devemos entregar de fato nossa vida a Ele, agindo concretamente para tal. "Não fiqueis a olhar para o céu". Que eu possa, a partir de hoje, organizar minha vida, cumprir bem meu dever de estado, nunca me irritar com minha esposa, ser paciente com minha filha, rezar bastante pedindo a Deus que ele cure dos meus vícios, de minha preguiça, da minha sede de prazer (que seja uma boa cama, um banho quente!) e me ajude a amar. Que eu possa agir concretamente na busca do cumprimento pleno da minha vocação, buscando e rezando sempre para que o Senhor me mostre os meios pelos quais Ele deseja que eu pregue sua Palavra de Salvação. E que, percebendo, tateando como que no escuro isso que me parece ser o caminho, sendo esse caminho conforme ao que ensina a Santa Igreja, eu possa planejar concretamente, buscando os meios para cumprir tal coisa, agindo como se tudo dependesse de mim, mas sabendo, que no fundo, tudo depende de Deus, como diz Sto. Inácio de Loyola. 

 Senhor, dê me coragem e força para que eu possa sair dessa abismo de ociosidade e curiosidade no qual caí. Que, nesse domingo que é o Domingo da Ascensão, eu possa também de certo modo "ascender", que eu saia dessa prisão na qual me meti que é a das vicissitudes da carne para viver conforme o Espírito de Jesus, que Ele, dez dias depois da ascensão, derramou sobre nós no Pentecostes. Ajuda-me, Senhor, a dedicar a Vós cada momento de minha vida. E peço a Vossa misericórdia, Senhor, pelas mãos imaculadas da Santíssima Virgem Maria.

 Que, nesse Domingo, todos aqueles que se sentem tristes e desanimados possam se alegrar, que aqueles que se encontram longe de Vós possam se achegar a ti, que a fé dormente dos acidiosos possa acordar. Dê-nos coragem, Senhor, e fica "conosco até o fim de nossos dias", para que, com a Vossa graça, nós possamos fazer a Vossa vontade. Que a Vossa vontade, que fazer o que Vós disseste, seja a norma de nossa vida. Louvado Seja Nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo, Rei dos Reis.

 Ficheiro:Jesus ascending to heaven.jpg – Wikipédia, a enciclopédia ...
Ascensão de Jesus Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Batismo do Senhor - 09/01/2022

Is 42,1-4,6-7 Sl 28: " Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo" At 10, 34-38 Lc 3, 15-16,21-22 Começamos com uma leitura do pr...