sexta-feira, 29 de maio de 2020

Sexta-Feira da Sétima Semana da Páscoa - 29/05

At 25,13b-21, Sl 102, Jo 21,15-19


 Após uma interessante primeira leitura, que demonstra a confusão dos romanos perante a querela entre São Paulo e os judeus, temos no Evangelho a famosa profissão de Pedro, não a profissão de fé, mas a profissão de amor, na qual Jesus por três vezes pergunta a Pedro se ele O ama. Três foram as vezes que Pedro negou Jesus antes que o galo cantasse, e três foram as vezes que Cristo perguntou se S. Pedro o amava. Jesus então pede para que ele apascente "suas ovelhas" e revela, de certo modo, o tipo de morte que S. Pedro iria padecer.
 Ora, o chamado de São Pedro é um chamado especialíssimo: é da autoridade dele, é desse "apascentar os cordeiros" que nasce a autoridade Papal: é uma autoridade que participa, por vontade de Cristo mesmo, da autoridade de Jesus. É uma autoridade que faz dele o "servo dos servos". É grande aquele que se coloca diante do outro e o serve! Em alguma escala, o mesmo vale pra gente, pra nós, leiguinhos vagabundos e inúteis. Muitas vezes pecamos, somos infiéis, somos preguiçosos, somos irascíveis, enfim, desagradamos a Deus, mas a cada erro Deus reitera seu chamado, convidando-nos ao arrependimento. Obviamente é um arrependimento doloroso, pois é muito patente o quanto Deus nos ama e também é muito patente o quanto não o amamos de volta como Ele merece, como, por vezes, vivemos para nós mesmos, para satisfazer nossos gostos bobos e nossas vontades egoístas, não para fazer a vontade de Deus. É o que disse o Padre Jonas na homilia ontem: a vida do homem (católico) é uma missão, que direta ou indiretamente deve manifestar ao mundo o Cristo Crucificado, escândalo para os gregos, loucura para os judeus, e salvação para todos os homens que se colocam diante Dele e percebem que Ele é o Filho do Deus Vivo.

 Essa entrega a Jesus é por definição dolorosa. São Pedro morreu crucificado de ponta-cabeça, pois não se sentiu digno de morrer uma morte igual a de seu Divino Mestre. Nós, se perseverarmos no caminho do Senhor, também passaremos por grandes sofrimentos. Se ainda não passei pelos meus, é provavelmente porque minha fé ainda é fraca.

 Jesus Cristo, filho do Deus vivo, eu Vos amo. Ajuda-me, neste dia, a demonstrar a Vós meu amor fazendo tudo aquilo que eu me propus a fazer (e que tem, de algum modo, a Vossa Glória como fim). Ajuda-me a trabalhar escrupulosamente, a tratar muito bem minha esposa (que faz 25 aninhos hoje), a suportar com paciência quaisquer adversidades, seja chatice da minha filhinha que adora gritar, seja a aridez da física que preciso estudar. Peço também, Senhor, pelo fim dessa pandemia, que afasta tanto as pessoas umas das outras. Que o Vosso nome, Senhor, seja louvado pelos séculos dos séculos. E viva Pedro! Viva o papado! Que o Espírito Santo possa inspirar o Papa Francisco em todos os seus atos. 


 Feed My Sheep
Apascenta minhas ovelhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Batismo do Senhor - 09/01/2022

Is 42,1-4,6-7 Sl 28: " Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo" At 10, 34-38 Lc 3, 15-16,21-22 Começamos com uma leitura do pr...