At 15,22-31, Sl 56, Jo 15,12-17
Ontem não fiz a meditação. A virtude da constância não é, nem de longe, uma virtude que eu possuo. Como eu anseio por ela, mas como facilmente o desânimo e a apatia tomam conta de mim...
Na primeira leitura, vemos que os Concílios da Igreja são inspirados pelo Espírito Santo. Contra a letra bruta da Escritura judaica, que fala da necessidade da circuncisão como sinal da aliança com Deus, os bispos deliberam que tal ato não é necessário pra salvação. O que é necessário para a salvação é professar a fé e vive-la com base na lei do amor. Essa é a lei que Cristo deixou para nós "amai-Vos uns aos outros". Ele, como a amigos, nos dá a conhecer tudo aquilo que ouviu do Pai e nos escolhe para que possamos dar fruto. O que Cristo revela deve ser seta pra nossa vida, deve iluminar os nossos caminhos e ditar o que devemos fazer. Em que escala eu tenho deixado que isso aconteça? Eu vario entre o conformismo com um destino onde o serviço a Deus é coisa "pro futuro" (e agora eu preciso cuidar dos meus negócios) e uma preguiça que, notando o conformismo do conformismo, não se conforma e cai no ócio, situação pior que a anterior. É pra dar frutos que Deus nos escolheu, e os frutos que estão ligados Aquele que nos trás a salvação precisam ser frutos de vida eterna, porque 'amai-Vos uns aos outros' só pode significar 'leve a verdade a todos e cuide deles, para que em você Eu possa mostrar meu amor por cada um". Como ramos da videira, somos chamados a dar frutos de Cristo, afinal, é Ele a fonte de todo bem, e só nele podemos fazer algo bom.
Bom, acho que isso já é mais que o suficiente. Cristo é o alpha e o ômega, o princípio e o fim. É fundado Nele e com fim Nele que devem ser todas as nossas atividades. Meu doutorado em física: no que isso serve a Deus? Deus me cumulou de benefícios materiais e espirituais: Ele espera algo de mim. O desejo Dele é que eu faça uma carreira, onde eu possa pregar Cristo aos meus pares e aos meus alunos? Se é isso, porque não arde meu coração com tal perspectiva? Porque parece que isso é um fracasso erigido em forma de sonho? E se não é isso, o que é? Eu sinto Senhor, eu sinto um chamado a falar de Vós, mas eu sou tão covarde! Ajuda-me a cumprir teu chamado, e ilumina meus caminhos, para que eu possa distinguir melhor o que Vós quereis de mim! Quero Vos amar, meu Jesus: ajuda-me a não ser preguiçoso, ajuda-me a ser diligente, mas não a ter uma diligência cega, mas uma diligência de quem sabe onde quer chegar. Iluminai minha mente Senhor, fortalecei meu caráter, colocai meu coração diante de Vós, ajuda-me a Vos amar.
Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós.
Concílio de Jerusalém
Nenhum comentário:
Postar um comentário