quinta-feira, 7 de maio de 2020

Quinta-Feira da Quarta Semana da Quaresma - 07/05


At 13,13-25, Sl 88, Jo 13,16-20

 Muitas vezes ouvimos a homilia do Pe. P. Ricardo, lemos os comentários da Bíblia de Navarra, fazemos de tudo, mas a mensagem da liturgia ainda parece uma bela abstração. Bela, porém abstração. Nesse caso, faço pra mim mesmo a pergunta: o que Cristo tem a dizer pra mim hoje? Isso é que se dá na liturgia diária. Cristo começa a o Evangelho de hoje dizendo que, assim como o Senhor, Ele, se entrega e se coloca a serviço, também nós devemos nos colocar na posição de servos. Será que estou fazendo isso aqui em casa? Será que o lar gira em torno de mim, de modo que tudo é feito de acordo com minha vontade arbitrária, ou será que estou tudo governando (pois eu sou o pai de família e tenho essa responsabilidade, after all) para fazer tudo tender ao bem comum, ou seja, a santificação de nossa família, a manutenção de nosso sustento material e a nossa abertura a necessidade dos outros? Esse é um ponto profundo de meditação. Ajuda-me, Senhor, a viver tal realidade de acordo com teu ensinamento, ajuda-me a colocar a mim e minha missão a serviço do bem, a Vosso serviço, servindo também aos homens no sentido de revelar-lhes o Cristo, Vós, Senhor. 


 Para tal, precisamos comungar, precisamos "comer o Pão da Vida". Estou criando coragem pra amanhã ir até a paróquia São Sebastião. O padre disse que a igreja está fechada, porém as portas não estão trancadas. Hoje, por um misto de receio e preguiça, não fui verificar se de fato é possível assistir lá as missas e receber o Corpo de Cristo. Que miséria! Amanhã irei, com a Graça de Deus. Jesus também diz que aquele que o trairá comeu do pão. Ele se referia a Judas, mas quantas vezes não traímos a Cristo! Ó Senhor, não quero nunca mais ofender-Vos. Ajuda-me a evitar o pecado com todas as minhas forças, pedindo sempre a Vossa Graça. Não seja eu mais um que come o pão e levanta contra Vós o calcanhar! Envia a mim Vosso Santo Espírito, de modo que eu possa Vos gerar em meu coração assim como a Santíssima Virgem o gerou em seu ventre. Gerando-Vos, estarei ouvindo Aquele que Vos enviou. Não deixe que eu me deixe enganar por um amor desordenado de mim mesmo, que eu não troque a primogenitura por um prato de lentilhas, ajuda-me a me manter fiel a Vós, sempre vigiando e orando para que eu não caia em tentação. 

 Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

Paul Preaching in Synagogue | Bible artwork, Bible pictures ...
São Paulo pregando na sinagoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Batismo do Senhor - 09/01/2022

Is 42,1-4,6-7 Sl 28: " Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo" At 10, 34-38 Lc 3, 15-16,21-22 Começamos com uma leitura do pr...