terça-feira, 19 de maio de 2020

Terça-Feira da Sexta Semana da Páscoa - 19/05


At 16,22-34, Sl 137, Jo 16,5-11

 Na primeira leitura, vemos a conversão do carcereiro a Jesus Cristo. Uma coisa que me marca nessa passagem, principalmente em virtude do meu temperamento um tanto quanto melancólico e minha tendência a dissipação, é a alegria desse converso. A Verdade nos foi revelada, somos batizados, somos filhos de Deus, de um Deus todo-poderoso que nos ama. A vida católica deve ser permeada de verdadeira alegria, obviamente não uma alegria que dissipa, mas uma alegria fundada no amor de Deus e que motiva a ama-Lo de volta, cooperando com sua graça. Essa alegria não contradiz penitências, essa alegria não contradiz orações de súplica, essa alegria , na verdade, é uma "anti-acídia", é se alegrar com o Bem de Deus, é se alegrar com aquilo que Ele deseja pra nossa vida.

 No Evangelho, Jesus Cristo diz que, subindo aos céus, mandará o Defensor, o Espírito Santo. Isso é necessário para que seja possível entender plenamente tudo quanto Jesus revelou e todos os atos de Sua vida divina. É o Espírito Santo que ilumina nossa inteligência e convida nossa vontade a fim que creiamos em tudo quanto Jesus revelou. Esse Espírito é o Espírito da Alegria! Que tenhamos então fé, e tendo fé, que possamos pedir que a Graça do Espírito Santo nos encha de ânimo renovado, ânimo pra amar, ânimo pra servir a Deus, ânimo para louvar ao Senhor por tudo de bom que Ele fez em nossa vida. Jesus Cristo, Deus, morreu por amor a mim. Que eu tenha esse "ânimo", essa "alma", essa "força" vinda de Deus para também entregar minha vida a Deus.

 Hoje não fui a missa porque me sentia mal ontem, nariz ruim, dor de cabeça, dor de garganta. Hoje acordei melhor: pelo visto não é o Covidão, é só minha rinite de novo. Que, no dia de minha morte, seja esse ano ou seja daqui a 70 anos, eu possa me encontrar preparado. Mas se possível, Senhor, afasta esse cálice de mim e da minha família. Vós é quem sabeis, mas sinto que tenho algo a fazer ainda nesse mundo, e sinto também que preciso melhorar muito para ser minimamente digno de Vós. Ajuda-me a não desanimar, ajuda-me a entregar a vida por Vós, ajuda-me a ser santo como Vós sois Santo, de modo que eu não sinta que estou perdendo algo com a morte, mas sim ganhando a Vida eterna convosco.

 Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós.

 The Memory Page Online Study Bible : Acts 16
A conversão do carcereiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Batismo do Senhor - 09/01/2022

Is 42,1-4,6-7 Sl 28: " Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo" At 10, 34-38 Lc 3, 15-16,21-22 Começamos com uma leitura do pr...