quarta-feira, 20 de maio de 2020

Quarta-Feira da Sexta Semana da Páscoa - 20/05

At 17,15.22 –18,1, Sl 148, Jo 16,12-15 
 Na primeira leitura, vemos o malfadado episódio de São Paulo em Atenas. Nesse episódio, excepcionalmente, São Paulo busca evangelizar partindo do que "há de bom" naquela falsa religião dos gregos, associando um suposto "deus desconhecido" com o Deus verdadeiro, que se encarnou em Jesus Cristo. Note que não há uma pregação muito explícita de Jesus como Deus ou como filho de Deus, dando-se maior atenção aos pontos em comum entre o novo cristianismo e a velha e falsa religião pagã. Alguns se converteram, como Dionísio Aeropagita, mas a maioria ou debochou dele ou julgou sua história desimportante. Essa abordagem de São Paulo deve ser vista como NÃO se deve abordar um dado povo para lhes levar o Evangelho! Notemos que São Paulo respeitava muito o povo ateniense, julgando-os muito sábios, de uma sabedoria humana, mas sábios. A Igreja de hoje em dia também julga o "homem moderno" como muito sábio, porque este sabe fazer aviões (bom, a maioria não!) e tem acesso a informação via internet (na qual ele consome Netflix e pornografia, as vezes as duas ao mesmo tempo). Os estoicos e epicuristas possuíam uma aparente sabedoria, mas, principalmente no caso dos epicureus, sua sabedoria era racionalização da mais desesperada bestialidade. Mas porque o homem de hoje é tão insensível a verdade? Será que seria diferente se a Igreja continuasse assertiva? Com certeza seria, mas jamais saberemos, afinal a estratégia do "deus desconhecido" foi a escolhida e estamos onde estamos agora. Que isso sirva de lição ao único que posso mudar com a Graça de Deus: eu mesmo.

 Já no Evangelho, Cristo explica que apenas o Espírito Santo pode fazer o homem entender bem o que Ele disse. Ora, o Espírito Santo vem iluminar àqueles que são humildes e se colocam diante do mistério de Cristo sem compreender como tudo aquilo é possível. Vem então essa luz sobrenatural da Fé, que eleva nossa mente a um nível superior, fazendo-a compreender o que é incompreensível pelas forças humanas. Mas para tal, o mistério de Cristo precisa ser colocado do modo correto e o homem precisa ser humilde! O homem moderno, assim como o grego, está muito seguro de sua sabedoria (ou auto-suficiência, especificamente hoje em dia). Nos resta fazer o homem perceber a sua insuficiência, para assim pregar Jesus Cristo como a única, a única resposta possível a essa mesma insuficiência. Essa deve ser nossa estratégia, unida a muita oração e amizade com Deus, pois apenas nessa amizade a Graça santificadora do Santificador pode agir em nós. 

 Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós!


Areopagus sermon - Wikipedia
Sermão de São Paulo em Atenas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Batismo do Senhor - 09/01/2022

Is 42,1-4,6-7 Sl 28: " Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo" At 10, 34-38 Lc 3, 15-16,21-22 Começamos com uma leitura do pr...